segunda-feira, 19 de abril de 2010

Textos produzidos pelos alunos da profª Rita Magnata


Textos produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da professora Rita Magnata, para compor um livro em comemoração ao Dia Nacional do livro infantil (18 de abril).
A professora usou o tema animais de estimação.

Vejam exemplos das criações de nossas crianças.

Meu cachorro
Wesley Silva

O nome do meu cachorro é Nic.
Ele brinca comigo. Eu dou
banhar nele, passeio e dou comida.
Ele é muito brincalhão.
***********************************
A minha cachorrinha
Vitória Cançado

A minha cachorrinha chama Aya.
Ela toma banho uma vez por semana.
Eu corro e brinco com minha cachorrinha.
Minha cachorrinha é uma gracinha.
Eu dou água para ela.
***************************************
O cachorro
Fellipe Carvalho

O cachorro toma banho, brinca,
corre, pula, come e faz xixi e cocô.
Eu goste dele e ele gosta de passear
comigo.

SABE QUEM FOI MANOEL BORBA?

Manoel Antonio Pereira Borba nasceu no Engenho Paquivira, próximo ao município de Tiambaúba, Pernambuco, no dia 19 de março de 1864.
Filho de Simão Velho Pereira Borba, um liberal da Revolução Praieira (1848) e de Inês Maria de Andrade Lima, sobrinha neta de José de Barros Lima, o Leão Coroado da Revolução de 1817.
Estudou na Escola do Professor Demétrio Toledo, na cidade de Pilar, Paraíba e, transferindo-se para o Recife, na Escola do Professor Albino Meira, concluindo o curso de Humanidades, no Colégio Pernambucano.
Em 1883, entrou na Faculdade de Direito do Recife, colando grau em 1887.
Em 1888, já exercia a advocacia em Itambé, Pernambuco e era nomeado promotor da Comarca de Itabuna.
Foi transferido para a promotoria do Recife, em 1889, ficando no cargo por apenas 60 dias, porque pediu demissão para se defender de acusações contra ele, que depois foram retiradas.
Exerceu os cargos de deputado federal, líder da bancada pernambucana, governador do Estado de Pernambuco e senador. Em 1914 foi eleito prefeito de Goiana, PE, acumulando a função com o cargo de deputado.
Como governador de Pernambuco (1915-1919) criou a Imprensa Oficial, deu atenção especial à abertura de estradas e à construção de pontes, favoreceu o incremento da pecuária e o aperfeiçoamento das raças bovinas, introduzindo o gado Nelore no Estado. Depois que deixou o governo conseguiu eleger-se senador.
Com a morte de sua esposa, Maria de Andrade Borba, que lhe deixou cinco filhas e três filhos, recolheu-se à Goiana.
Aos 64 anos, preparava-se para voltar a vida pública, quando numa refeição, engoliu um pequeno osso de galinha, obrigando-o a fazer uma intervenção cirúrgica. Por ser diabético teve sérios problemas na operação, vindo a falecer, no Hospital Português do Recife, no dia 11 de agosto de 1928.

Fonte: Gaspar, Lúcia. Manoel Borba. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: . Acesso em: 19 abril 2010.

Postado por Vera Lúcia Gomes
Apoio pedagógico

Descobrimento do Brasil



A Central de Tecnologia, da Escola Manoel Borba, preparou uma programação especial para o dia do Descobrimento do Brasil, com uma semana para exibição do filme: Brasil 500 anos: Um novo mundo na TV, mostrando os episódios de curta metragem, Dois mundos desconhecidos, Caminhos da riqueza, Encontro no além-mar, Terra cheia de graça, A cor do pau-brasil e Dores da colônia, da TV Escola (Secretaria de Educação a Distância). Os filmes são comentados por artistas e os personagens das histórias são bonecos de fantoche do grupo Mão Molengo. O objetivo da proposta é mostrar um pouco sobre a História do Brasil, enfocando o período das grandes navegações, o comércio da época, os primeiros contatos entre portugueses e índios e o choque cultural, a primeira missa celebrada na terra que até então era desconhecida pelos portugueses, além de expor também as riquezas encontradas no Brasil e a exploração do pau-brasil.

Valéria Banhara
Nice Monteiro
Maria José Lima
Coord. de CTE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Coordenação de Biblioteca


Rosa Rocha( Coord de Biblioteca)


















Kátia Sales ( Coord de Biblioteca)






Christienne Marie ( Coord de Biblioteca)



Caros professores, alunos e comunidade em geral, que tal dar uma chegadinha à Biblioteca Manoel Borba e conhecer nossa proposta de trabalho?
Contamos com sua presença para juntos trocarmos experiências e vivenciarmos alguns projetos.
Assim, todas as ações serão mais positivas.
Apresentem-nos suas sugestões.

Atenciosamente
Kátia Sales
Christenne Marie
Rosa Rocha

O Dia Nacional do Livro Infantil

imagem do site: http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril. Esta data é muito importante para a literatura brasileira, por ser o dia do nascimento de um dos maiores escritores da literatura infantil no Brasil: José Bento Renato Monteiro Lobato. Ele foi autor de vários livros que marcaram e ainda marcam a vida de crianças, jovens e adultos brasileiros.
Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté-São Paulo, no dia 18 de abril de 1882 e morreu em 4 de julho de 1948. Ele foi sem dúvidas um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Lobato ficou conhecido por sua obra de livros infantis. Escreveu contos, principalmente sobre temas brasileiros, artigos, crônicas, críticas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro.
CONSCIENTIZAÇÃO

“Incentivar a leitura é uma forma de ampliar o conhecimento de todos. Esse incentivo se concretiza, quando o aluno é levado a se expressar oralmente e de forma escrita, produzindo assim os mais variados textos”

A Central de Tecnologia da escola exibiu na sala de vídeo o filme Sítio do Picapau Amarelo (Memórias de Emília), com o objetivo de mostrar aos educandos um filme que é baseado na obra de Monteiro Lobato.

Valéria Banhara
Nice Monteiro
Maria José Lima
Coord. de CTE