segunda-feira, 14 de junho de 2010

África do Sul - País sede da Copa do Mundo de 2010

Imagem copiada do site: http://planetaboleiros.files.wordpress.com/2010/01/copa-do-mundo-2010-planetaboleiros.jpg

A África do Sul é o país sede da Copa do Mundo de 2010, por isso, postamos algumas informações sobre este país.

Nome oficial: República da África do Sul
Nacionalidade: sul-africana.
Capitais: Pretória, Bloenfomtein e Cidade do Cabo.
Cidades principais: Johanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Pretória, Port Elizabeth, Magaund, Bloemfontein.
Idioma: inglês é a língua oficial.
Localização: A África do Sul fica localizada no Continente Africano.
Área: 1.221.037 km2
Clima: tropical (maior parte), mediterrâneo extremo sul, árido tropical (NO), de montanha (O).
População Total: 50 milhões (2008)
A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. Sendo, o Inglês a língua oficial.
A África do Sul tem uma variade de paisagem e climas.

Fonte: http://www.portalbrasil.net/africa_africadosul.htm

Valéria Banhara
Maria José Gonçalves
Nice Monteiro
Coord.de CTE

quarta-feira, 9 de junho de 2010

História das Copas do Mundo

Imagem copiada do site: http://joseagripino.files.wordpress.com/2010/01/copa-do-mundo-1.jpg


De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol
- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.
Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).

FONTE:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm.
Pesquisa realizada no dia 09/06/2010.

Valéria Banhara
Maria José Gonçalves
Nice Monteiro
Coord. de CTE

WWW.nordesteweb.com/nejuninas.htm. Pesquisa realizada 04/06/2010.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

As Festas Juninas

As festas juninas são muito antigas, anteriores inclusive ao Cristianismo e conseqüentemente a Igreja Católica. Suas origens estão no Egito Antigo onde nesta época era celebrado o início da colheita, cultivando os deuses do sol e da fertilidade.
Após o domínio do Império Romano sobre os Egípcios, essa tradição foi espalhada pelo continente Europeu, principalmente em Espanha e Portugal. Quando o Cristianismo tornou-se a religião oficial do ocidente, a festa mudou para homenagear o nascimento de São João Batista, que foi quem batizou Jesus.
Por ser colônia portuguesa, o Brasil herdou o costume, principalmente no nordeste em que os festejos coincidem com a colheita do milho. A data passou a fazer parte do calendário católico, seguindo o exemplo de outras comemorações de dias santos, como o nascimento (Natal) e sua morte (Páscoa).
As festas juninas chegaram ao Brasil trazidas pelos portugueses e, com o tempo, se tornaram uma das comemorações mais tradicionais e animadas do nosso país.
Em cada região brasileira a comemoração ganha toques diferentes nas danças, nas músicas, nas roupas e nas comidas típicas.
Fontes:
MORAIS, João José de. As Religiões Brasileiras. Editora Edusesp. São Paulo, 1994/1995
WWW.nordesteweb.com/nejuninas.htm. Pesquisa realizada 04/06/2010.
Maria José Gonçalves
Nice Monteiro
Valéria Banhara
Coordenação de CTE






















*****************************************************
Nós que fazemos parte da Escola Manoel Borba montamos um arraial, decorado com bandeiras e enfeites. Lanchamos comidas típicas da época e dançamos muito forró. A festa foi realizada no dia 19/06/2010 (sábado), a partir das 8 horas.




quarta-feira, 2 de junho de 2010

Projeto Contando a História











Autora: profª. Rita de Cássia Silva

Público Alvo: alunos do Projeto Travessia

Objetivos:
•Despertar o interesse pela leitura e escrita, incentivando a criatividade;
•Contribuir para o desenvolvimento da escrita no processo de integração pela linguagem;
•Produzir textos utilizando as diferentes linguagens como meio de expressar idéias, fatos e experiências pessoais.


terça-feira, 1 de junho de 2010

Oficina de Produção de Textos



Oficina de Produção de Textos

Autora: Profª Fátima Silva

Público alvo: alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo: Estimular a produção de textos.

TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS


A menina que gosta de ler
Ketully Emília da Silva


Era uma vez uma menina que gostava de contar histórias de princesas. Toda a noite ela contava uma história. Um dia sua mãe ficou grávida e teve gêmeas, duas meninas, a mãe dela disse para a filha que elas adorariam que você contasse historinhas para elas todas as noites. Com o tempo as meninas foram crescendo, e a menina contadora de histórias não queria mais ler para as irmãs, e as gêmeas ficaram muito tristes, ai a menina sentiu saudades de contar histórias e voltou a ler histórias todos os dias.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
A Copa de Mundo de 2010
Ingrid Yuka Santos


A copa do mundo é uma competição muito importante para todos os países que participam.
Um jogador de futebol que é campeão da copa do mundo é muito mais valorizado e fica na história de seu país. A copa mexe com o povo contagiando a todos.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

A flor
Tamiris Maria Moreno da Silva

Era uma vez uma linda menina que passeava pela floresta. Um dia ela encontrou uma linda flor. A flor era bem bonita, que logo ela botou na cesta e levou para casa de sua mãe, quando sua mãe chegou encheu a filha de beijos e abraços.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Conversando com Deus

Ketully Emilia da Silva
Deus, meu sonho é ser cantora ou atriz. Ajuda minha mãe que precisa de dinheiro para pagar o aluguel, se não a gente vai morar em Caruaru. Eu queria que meu pai parasse de beber para eu ser mais feliz. Deus ama as crianças.

Diêgo Alessandro
Deus tu és maravilhoso porque tu criaste o céu, o sol, as nuvens, os pássaros, a natureza. Ele ainda criou mais coisas. Ele criou as plantas, as árvores, os peixes e muito mais. Obrigado Deus por tudo isso.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Um macaco da Selva
Karine da Silva Pereira


Era uma vez um macaco chamado Coda. Ele um dia foi para um paraíso.
Ele disse:
-Que lindo!
No paraíso ele encontrou antigos amigos que estavam morando lá, ele resolveu morar também lá, porque estava muito feliz. Coda ensinou para os outros macacos que se o macaco cuida das coisas sempre vai ter as coisas. Os macacos viveram felizes para sempre no paraíso.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Jesus e a fé
Gabriel Francisco Pereira

Era uma vez duas crianças que moravam em uma casa. Elas gostavam muito da casa. Eles acreditavam na fé em Jesus. Uma vez eles viram uma borboleta, eles não sabiam o que era aquilo. O menino perguntou a uma amiga dele, que respondeu que também não sabia o que era aquilo, depois ela pensou e se lembrou.
Ela disse para ele:
- É uma borboleta.
E ele pegou a bíblia e começou a ler.
Ele disse:
-Como é bom ler a bíblia.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Os três pica- paus
Antonio Matias da Silva Neto


Era uma vez três pica-paus. Eles estavam passando por umas árvores. Então eles resolveram picar algumas das árvores. Dois picaram duas árvores e o terceiro não quis pois ele tinha visto que do outro lado tinha mais árvores. Então ele começou a cantar para chamar os outros pica-paus para picar as outras árvores da floresta. Os outros vieram e ficaram contentes porque os dois pica-paus não sabiam picar árvores. E cantando ficaram felizes para sempre. E desse dia em diante, eles foram os melhores caçadores de árvores do mundo.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

A rosa
Alana Vitória


Era uma vez uma rosa que vivia linda no chão. Ela era muito feliz com a sua amiguinha que era outra rosa. Elas brincavam e tinha uma amizade de amor. Elas foram felizes para sempre.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

A Festa na Floresta
Brenda Karen Silva dos Santos


Era uma vez uma floresta. Na floresta tinham festas animadas pelos animais, só a noite, quando os caçadores iam embora. Os leões traziam carne e os macacos traziam frutas. Na festa tinha até pista de dança.

Projeto BRASIL: Rumo ao Hexa!









Autora:
profª Ivana Ferreira

Parceria:
Equipe pedagógica, equipe gestora, coordenação da biblioteca e de central de tecnologia e equipe da secretaria.

Público alvo:
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo:
Desenvolver nos alunos o sentimento de brasilidade a partir de conhecimentos, valores e atitudes socioculturais que serão vivenciados durante a Copa do Mundo 2010.

Metodologia:
*Divulgação do projeto
*Sensibilização dos alunos
*Organização dos grupos de trabalho
*Pesquisa em jornais, livros, revistas e internet
*Produções de textos e cartazes com curiosidades sobre as Copas anteriores
*Leitura coletiva e estudos de interpretação do livro: “Uma História de Futebol” de José Roberto Torero
*Construção de mural com músicas atuais e as inspiradas em outras copas.

Avaliação:
Através das situações didáticas vivenciadas durante o projeto, possibilitando aos estudantes construírem seu próprio conhecimento em torno do patriotismo que permeia a alma de cada brasileiro.