quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os jogos educativos



Os jogos educativos são meios importantíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades nos educandos, pois possibilitam a prática do conhecimento, favorecendo o processo de construção do ensino-aprendizagem, e ainda, desperta a curiosidade e o interesse do aluno. O brincar estimula o raciocínio, a criatividade, a imaginação, a inteligência e a vontade de aprender, Além de levar o estudante a enfrentar situações de conflito relacionadas com o seu dia-a-dia.
De acordo com Orso (1999, p. 7) “a criança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre”. Esta concepção, mostra claramente que podemos de forma lúdica ensinar e atingir objetivos educacionais.
No laboratório da Escola Manoel Borba temos 16 computadores com acesso a internet e com vários software com jogos para trabalhar: matemática, ciências, escrita, história, geografia etc, além de filmes da TVEscola, disponibilizando um ambiente midiático para professores e alunos.
Portanto, pretende-se disponibilizar um espaço moderno para que o ato de ensinar e aprender ganhe novo suporte com o uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), para servir de mediação no processo da construção de saberes, buscando capacitar a criança para o mundo de hoje.

Profª Valéria Banhara
Coord. De CTE da Escola Manoel Borba

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia da árvore

A educadora Andréa Pessoa de Melo, comemorou o dia da árvore com os alunos especiais de forma significativa trabalhando as partes, as funções e os cuidados que devemos ter com nossas árvores.
Os estudantes visitaram a parte externa da escola e refletiram sobre a importância de cuidar da natureza.
Após a caminhada e reflexões os alunos participaram ativamente do preparo de uma salada de frutas, aproveitando o momento para analisar a textura, o sabor, as cores e as vitaminas de cada fruta.


A ciranda de livros busca por meio da criatividade do professor e do aluno fazer uma junção de conhecimentos, traçando uma linha norteadora para facilitação da aprendizagem do aluno, respeitando a história de vida de cada um, visando formar cidadãos conscientes e criticos.

Dia da árvore e o pequenique







No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a professora Mônica Nazaré e seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, fizeram um pequenique na área de convivência da escola, tendo como objetivo estimular o espírito de cooperação e solidariedade. Nesta ocasião, houve um lanche muito gostoso, com salada de frutas, sanduiches e também muitas brincadeiras.

Segundo a estudante Maria Luiza Rodrigues "O dia foi ótimo foram tiradas muitas fotos , comemos muito, tia Márcia e Rute fizeram a salada de frutas, tio Josemar arrumou as bancas, eu brinquei de jogar bola e os meninos jogaram futebol. Teve bolo, torta, pastel, cachorro quente, sanduiche de queijo etc".

Na opinião do educando Marcelo Adriano de Brito "o encontro foi ótimo nós convidamos a gestora Margarete e a Adjunta Carla para tirarmos fotos. Nós nos divertimos muito, cada aluno trouxe uma fruta para fazer uma salada de frutas, outros trouxeram bolo, cachorro quente, coxinha etc. A comida estava ótima e quando o lanche acabou nós fomos brincar até acabar o piquenique".

Para a aluna Mariana de Lima "o dia foi bom porque teve várias brincadeiras"

Amigo solidário



Os alunos do 3º do Ensino Fundamental, da professora Fátima silva fizeram doações entre eles num exercício de solidariedade e de amor ao próximo. O momento foi muito gratificante porque eles compreenderam a importância do espírito de fraternidade.


Peça Vestido de Laura


A turma da professora Maria Luciene Marinho, do Projeto Se Liga, fez uma peça adaptada do livro Vestido de Laura, de Cecília Meireles com o objetivo de incentivar a leitura e desenvolver a habilidade de Ler pequenos textos de forma independente.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Trabalhando com Mídias






A professora Rita Magnata assistiu junto aos seus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, O filme Cocoricó - Casa da Fazenda, após a exibição as crianças recontaram a história e desenharam sobre o vídeo.