A professora Kilda Nanes e seus alunos do 4º ano assistiram ao filme bíblico Daniel na Corva dos Leões, após o filme os alunos confeccionaram cartazes narrando a história.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
TRABALHANDO COM AS MIDIAS
A professora Kilda Nanes e seus alunos do 4º ano assistiram ao filme bíblico Daniel na Corva dos Leões, após o filme os alunos confeccionaram cartazes narrando a história.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
PROJETO A PAZ SEMEANDO O AMOR
Apresentação do Projeto
A PAZ SEMEANDO O AMOR
Profª Maria do Socorro Arruda e os alunos do 5º ano A, trabalhando com o Dado da Paz
Profª Mônica Nazaré e os alunos do 5º ano B, trabalhando com o Dado da Paz
Profª Mônica Nazaré e os alunos do 5º ano B, confeccionando o Dado da Paz.
Prof Maria do Socorro Arruda e os alunos do 5º ano A, cantando a música Paz pela Paz
Alunos assistindo ao filme Lucas um invasor no formigueiro, na Central de Tecnologia para trabalhar o tema A PAZ.
Carnaval na Escola Manoel Borba teve como
Tema Carnaval numa cultura de paz
A professora Andréa Pessoa de Melo e a estagiária Flavia Angélica, vivenciaram O Projeto A PAZ SEMEANDO O AMOR, com os alunos da Educação Especial, confeccionando pombas da paz e cantando a Oração de São Francisco.
A professora Rita Magnata, 3º ano B, fez um trabalho em sala de aula com ícones, com o objetivo de criar um ambiente de respeito, cooperação, harmonia e amor, vivenciando com os educandos o PROJETO A PAZ SEMEANDO O AMOR.
Pesquisas realizadas na internet pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, das professoras Maria do Socorro Arruda e Mônica Nazaré sobre os disseminadores da paz.
Cartaz feito pelo aluno Girlênio Vicente, da professora Fabíola Mendes, do Projeto Acelera.
A professora Cláudia Cavalcanti desenvolveu o Projeto sobre a paz, com os alunos do 3º ano A, do Ensino Fundamental, fazendo uma dramatização usando Teatro de Fantoche, com o objetivo de levar os educandos a respeitar os seres humanos diante das divergências de opiniões.
A professora Nadir Barbosa e os alunos do 1º ano B, do Ensino Fundamental, vivenciaram a leitura do livro “Boneco da Paz”, de Telma Guimarães Castro Andrade, da Editora do Brasil. Os educandos iniciaram a confecção de uma pequena cartilha com produções de textos sobre o tema a paz.


A professora Everilda Medeiros, e os alunos do 1º ano, do Ensino Fundamental, trabalharam o tema “A paz e a união dos povos”, visando despertar nas crianças os sentimentos de afetividade, amor, carinho e solidariedade. Os educandos construíram um tapete representando a terra e os povos unidos, e no meio uma aluna representou a pomba da paz. O objetivo da professora é que as crianças respeitem umas as outras, e que a paz e a união reine entre elas construindo um mundo melhor repleto de amor, compreensão, dignidade, atitude, liberdade, fé, esperança e alegria.
Fotos da turma da profª Elizabete Pereira e os seus alunos trabalhando com o dado da paz, durante o trabalho a professora usou como fundo musical a música Sementes do Amanhã, de Gonzaga Jr.
A professora Andréa Pessoa de Melo e a estagiária Flávia Angélica encenaram com seus educandos da educação especial uma peça de teatro sobre a paz, em seguida os alunos e professoras cantaram


A professora Edjane Carvalho trabalhou com os seus alunos com o tema Recife Cidade da Paz.
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MANOEL BORBA
GRE RECIFE SUL
A PAZ SEMEANDO O AMOR
"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho".
Gandhi
Margarete Ribeiro
Gestora
Maria Carla Jatobá
Adjunta
AUTORAS DO PROJETO
Valéria Ferreira Banhara
Maria José Gonçalves de Lima
Nice Bento carneiro Monteiro
Kátia Maria de Araújo Sales
Rosa Maria Soares Rocha Barros
Christienne Marie dos Santos Cavalcantti Ferreira
PARTICIPAÇÃO
Toda a comunidade escolar
PUBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental
Educação Especial
Travessia
Introdução
Atualmente a sociedade anseia por transformações comportamentais em todas as camadas sociais.
Vivemos num mundo cada vez mais individualizado e violento, cabendo a nós que fazemos a escola o dever de incentivar nos educandos uma reflexão sobre os valores humanos de forma global.
Dentro deste contexto, devemos trabalhar temas como: o respeito à vida, o meio ambiente, a cultura, as diferenças entre as pessoas, o espírito de solidariedade, a honestidade, a ética, o amor etc. Enfocando a responsabilidade de cada um perante o outro, favorecendo a formação de seres humanos mais fraternos.
O educador junto a família/comunidade tem o dever de conscientizar o educando de suas responsabilidades sociais, incentivando-o construir atitudes positivas objetivando gerar a paz.
Diariamente nos deparamos com comportamentos preconceituosos que promovem atos de violência quando na realidade os conflitos poderiam ser resolvidos pelo consenso.
A partir desta constatação vemos que a escola tem como função primordial a construção da cultura da paz, buscando de forma educativa e lúdica trabalhar a reflexão crítica sobre o tema, visando formar cidadãos conscientes de seu papel para instaurar de forma harmônica uma boa convivência.
Objetivo Geral
Estimular uma cultura de paz.
Objetivos específicos
*Conhecer personalidades que despertaram a consciência de paz,
*Cultivar valores como: cidadania, ética, igualdade , liberdade , solidariedade e tolerância,
*Mediar o entendimento em situações de conflito,
*Facilitar a interação da comunidade escolar.
Os recursos materiais
Data show,
Filme em DVD,
Vídeo do Youtube ,
Livro de história,
Computadores com acesso a internet,
Câmera fotográfica, cartolina,
Papel oficio,
Lápis de cor e
Hidrocor.
Ações pedagógicas
Confecção do dado da paz,
Exibição e reflexão do filme “A corrente do bem”, "Lucas um invasor no formigueiro", ”Meu malvado favorito”, ”A educação de pequena árvore”)
Interpretação de músicas relativas ao tema da paz,
Dramatizações sobre a temática (CHARGES),
Elaboração de cartazes,
Pesquisas sobre os grandes disseminadores da Paz,
Produção de gibis sobre o tema.
Avaliação
A avaliação dar-se-á através da interação da comunidade escolar
Assinar:
Postagens (Atom)