
Autoras:
Valéria Banhara
Jossilene Maia
Colaboradores:
Kilda Torres Nanes
Maria do Socorro Arruda da Silva
Maria de Fátima Silva
Professores Participantes do filme
Alexandre da Silva Arruda
Andréa Pessoa de Melo Costa
Jossilene Isabel Maia da Costa
Valéria Ferreira Banhara
Nice Monteiro
Estagiaria Mônica Santos
Participantes do Projeto
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Alunos Especiais
Público alvo: comunidade escolar e extra-escolar
Objetivo: criar filmes de curta-metragem com a finalidade de serem trabalhados de forma interdisciplinar, servindo de complementação teórica e prática para professores e alunos da escola, além de serem utilizado em palestras, capacitações e atividades junto à comunidade.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Diario de Pernambuco do 22/11/2009
Escolas têm trabalho reconhecido Rede estadual
Os 97 projetos selecionados por 17 gerências regionais foram agraciados durante a 1ª Mostra de Experiências Pedagógicas
Tudo começou em Quixaba, no Sertão do estado, a 327 quilômetros do Recife. Nos últimos três anos, a cidade surgiu na capa dos jornais por ter apresentado bons resultados nos principais indicadores educacionais do Brasil e de Pernambuco. Mas Quixaba foi apenas a primeira. Cada vez mais, projetos desenvolvidos em escolas da rede pública de todas as regiões estão presentes em concursos, feiras e premiações. É o reconhecimento do esforço, algumas vezes, individual de um professor, de um grupo de alunos ou uma escola inteira. A mobilização melhora o resultado em sala de aula e desenvolve o potencial dos estudantes para o futuro.
Vídeo que retrata a rotina de adolescentes com necessidades especiais, todos alunos da Escola Manoel Borba, foi selecionado entre os projetos bem-sucedidos. Foto: Inês Campelo/DP/D.A Press
Na última terça-feira, esse desempenho foi reconhecido durante a 1ª Mostra de Experiências Pedagógicas, realizada no teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante todo o dia, os professores puderam conhecer o trabalho desenvolvido em cidades vizinhas ou a quilômetros de distância. Um total de 97 experiências bem-sucedidas foram selecionadas pelas 17gerências regionais para representar a produção do estado, incluindo projetos de inclusão social, de ciências ou de práticas pedagógicas. Na ocasião, não houve competição. A ideia era apenas espalhar os resultados. "O exemplo de Quixaba tirou essas experiências do anonimato. Estamos começando a construção da cidadania e o resultado será lá na frente", disse o secretário de educação, Danilo Cabral.
Capacidade - Acompanhada dos alunos, as professoras da Escola Estadual Manoel Borba Valéria Banhara e Jossilene Costa foram um dos grupos participantes e exibiram o Curta Manoel Borba. O vídeo retrata a rotina de 16 crianças com necessidades especiais em aulas de informática, educação física e artes. "Queríamos mostrar que essas crianças podem participar de todas as atividades junto com as outras, pois esse ainda é um obstáculo. Os próprios pais se surpreenderam com o resultado", contou Valéria, ressaltando que todos os alunos têm um tempo diferente. O atestado de interação do grupo retratado no filme foi dado por Hortência Silva, 7 anos, que subiu espontaneamente ao palco para dançar com o grupo de choro Galho Seco do Conservatório Pernambucano de Música.
"Ela é muito ativa e adora interagir. Subiu no palco, dançou e agradeceu os aplausos", contou a professora Jossilene, referindo-se à menina que tem Síndrome de Down. O grupo estava bastante ansioso para "se ver e ser visto" na telona. Quem também estava orgulhoso foi o professor de geografia e educação ambiental Sérgio Bezerra. Ele coordenou um projeto de educação ambiental na da Escola Estadual Paulo de Souza Leal, em que os estudantes que moram na comunidade do Totó, que margeia o Rio Capibaribe, fizeram um diagnóstico dos problemas da comunidade.
"Eles saíram com a missão de registrar o que era ruim e bom e constataram que a poluição do rio é o principal problema. É muito bom mostrar o resultado a outros professores", disse.
Fonte:
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/11/22/urbana14_0.asp
Eu adorei o filme que fala sobre a importancia
ResponderExcluirda preservação do meio ambiente e gostei muito tambem dos outros filmes
vitoria leticia ferreira da silva
aluna do 4º ano da professora mõnica