A História do dia do trabalho remonta o ano de 1886 na cidade de Chicago, Estados Unidos, no dia 1º de maio deste mesmo ano milhares de trabalhadores foram ás ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma greve geral dos trabalhadores. Em quatro de maio, em um conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba em policiais, provocando a morte de sete deles. A polícia reagiu e passou a atirar no grupo
em conflito, o resultado foi a morte de doze trabalhadores e dezenas de pessoas feridas.
Para homenagear aqueles que morreram na manifestação, foi criado na França em um Congresso socialista em 20 de junho de 1889 o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil, segundo alguns autores a data é comemorada desde 18 95. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial após a criação de um Decreto do então Presidente Arthur Bernardes.
Fonte de pesquisa; História do Brasil Contemprâneo, autor Caio Prado Júnior edição atualizada/2008 e FETAPE(Federação dos Trabalhadores de PE.)
Maria José Lima
Coord.de CTE
sábado, 1 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário